O Chef
Vítor Matos

Vítor Matos é um chef português nascido em Jorjais, Vila Real, com uma carreira internacional que se estende por quase 30 anos.

Formou-se em Cozinha e Pastelaria na Suíça, em Neuchâtel, entre 1992 e 1995, e iniciou a sua carreira profissional no “Restaurant des Jeunes Rives” em 1995. Após regressar a Portugal, passou por várias cozinhas de prestígio, incluindo a Estalagem Quinta do Paço, o Grande Hotel da Curia, o Vidago Palace Hotel Golf & Spa, a Casa da Calçada Relais & Châteaux e o Tiara Park Atlantic Hotel.

Ao longo da sua carreira, Vítor Matos recebeu várias distinções, como o “Prix Chefs de l’Avenir” da Académie Internationale de Gastronomie em 2011 e títulos como Chefe Cozinheiro do Ano em 2003, 2013 e 2014.

Desde 2015, é o Chef do restaurante Antiqvvm no Porto, antigo Solar do Vinho do Porto, onde dá asas à sua imaginação e onde a técnica, os produtos e a emoção estão presentes nas suas criações tendo como objetivo principal proporcionar uma experiência gastronómica única e inesquecível.

Em 2017, o restaurante Antiqvvm recebeu uma estrela Michelin, e em 2024 foi agraciado com a segunda estrela, tornando-se o chef português com mais estrelas Michelin.

Além do Antiqvvm, Vítor Matos está envolvido em vários outros projetos gastronómicos, como o 2Monkeys em Lisboa, o Blind no Porto, o Oculto em Vila do Conde, o Hool em Guimarães e o Schistó no Douro. É também consultor gastronómico do Vidago Palace Hotel e desenvolve um projeto vínico, Natura by Vítor Matos, em colaboração com enólogos portugueses.

revelando o mestre culinário